Não sei se preciso introduzir o autor, pois Tom Clancy não é desconhecido aos gamers e fãs de ficção militar. Suas obras já foram adaptada em filmes, séries e gerou uma dúzia de games. Os mais recentes são a adaptação de “Jack Ryan” para uma série Amazon Prime, a adaptação do livro “Sem Remorso” com o ator Michael B. Jordan e o popular game Rainbow Six Siege.
Então como é possível os livros de um autor tão popular, que ainda vende milhares de livros e cujos direitos de adaptação valem milhões, tenham desaparecido das prateleiras das livrarias brasileiras?
Infelizmente, o escritor faleceu em 2013 aos 66 anos. Não sei se pode haver alguma relação, já que nos EUA seus livros continuam sendo comercializados normalmente.
Sei que o Grupo Editorial Record, até pouco tempo, detinha os direitos de publicação aqui no Brasil. E mais antigamente, a Editora Best Seller. Mas agora, faz mais de 10 anos que um livro do autor não é publicado aqui.
Rainbow Six, por exemplo, recebeu sua última publicação por aqui no ano 2000: 23 anos atrás. Um livro que sem dúvidas teria um bom desempenho comercial por ter inspirado uma série de jogos muito popular. Os jovens que jogam, sequer sabem de sua existência. Mas quando descobrem, ficam frustrador por não terem como lê-lo.
Qual será o motivo então, destes livros não terem sido publicados aqui nos últimos 20 anos? Falta de interesse comercial das editoras? Problema legal? Custos dos direitos?
Por conta disso, livros antigos como “Cardeal do Kremlin” estão passando de R$100 em sebos.
Esta ‘inflação dos usados’ acontece especialmente porque nenhum livro clássico dele foi lançado oficialmente em formato digital, como ebook, por aqui. Acredito que o único que deu as caras foi “Morto ou Vivo”. Então quem tem uma cópia bem cuidada, joga o preço lá em cima.
Para piorar, caso você não se sujeite a caçar uma cópia antiga usada, nem a pirataria te ajuda: todos os ebooks ‘piratas’ que se encontra traduzidos são cheios de problemas. Com erros de formatação, erros de tradução e até problemas de continuidade. Eu reli ‘sem remorso’ agora em 2022 e o livro que baixei tinha problemas esquisitíssimos: em determinado ponto, o texto simplesmente virou o que eram páginas anteriores. Em outros pontos, simplesmente comeu capítulos inteiros. Completamente embaralhou a continuidade do livro, dificultando a leitura.
Sei que nos EUA está rolando uma série de embates legais pelos direitos de Jack Ryan. A Ubisoft comprou os “naming right” de Tom Clancy por milhões e a Paramount também assegurou os direitos de adaptações por uma outra quantidade de milhões.
Mas será que estes casos de alguma forma impactam as negociações internacionais? Qual motivo de seus livros serem completamente ignorados e não serem relançados aqui no Brasil?
Se você caiu nesta página e tiver respostas para isso, me procure. Eu realmente quero tentar fazer algo a respeito.